almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Festival do Rio 2014: Olhos de Ladrão


Por Sonia Rocha
27/09/2014


O cinema palestino existe. Esse é o grito que vem ecoar com "olhos de Ladrão" de Najwa Najjar. Baseado numa história real, conta a vida de Tarek (Khaleb Abol Naga) um franco atirador palestino que lutava contra as guerrilhas israelenses nos territórios ocupados na cisjordânia e que ficara preso por dez anos. Ao voltar para casa vê que a vida também prega peças. E Tarek se vê as voltas procurando sua filha que fora adotada por uma outra família desde que sua mulher morrera. Nesse ínterim é mostrado um painel da situação palestina nos territórios ocupados.


O ator egipcio Khaleb Abol Naga de "microfone" (2010) e a compositora e cantora Argelina Souad Massi foram chamados para dar maior visibilidade ao filme, já que em seus países e adjacências são profissionais de peso, e nessa linha, a cineasta palestino-jordaniana Najwa Najjar, também aproveitou para dedicar o filme ao próprio pai. "Eye of a thief" (no original) está com previsão de exibição no circuito de Amman, no do cairo e está pleiteando concorrer ao Oscar 2015 na categoria de filme estrangeiro. E faz uma belíssima incursão à alma humana que só vê destruição e ruinas, através do comportamento agressivo da menina Malak (Malak Ermileh) e nos mostra o quanto ser humano e agir como humano faz diferença no cotidiano individual e, consequentemente, no social.


O filme tira de dentro de um conflito sangrento, vida, alegria e esperança retratadas nas pequenas ações do dia-a-dia. Uma colcha de retalhos contraditórios como o contexto real, que é pano fundo para a trama, e que tem como objetivo mostrar a versão palestina do que acontece nos territórios ocupados. É um exercício de democracia de dar voz e vez em forma arte e diversão em pequenas doses de politização por osmose.


Festival do Rio 2014 - Mostra expectativa

Olhos de Ladrão (Eyes of a Thief)

Palestina, 2014. 98 min 

Diretora: Najwa Najjar
Com: Khaleb Abol Naga, Souad Massi, Maisa Abdel Hadi, Nisreen Faour, Areen Omari