almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é o candidato brasileiro ao Oscar 2015


Filme com temática gay foi premiado no exterior e tem uma legião de fãs Brasil afora.

18/09/2014

por Roberto Cunha

Agora, é oficial. Depois de premiado no Festival de Berlim e conquistar um espaço na imprensa especializada brasileira, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro (foto), é o candidato nacional a uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015.

A notícia é motivo de festa para os fãs da obra, mas é importante lembrar que a escolha não significa que estamos na festa mais famosa do cinema mundial e sim na corrida por uma vaga. Para quem não tinha lido nada a respeito do título, ele ganhou um Prêmio da Crítica no tradicional festival de cinema da Alemanha, papou ainda o Teddy Bear (para filmes com a temática homossexual) e foi o que recebeu a segunda nota mais alta do público. Ou seja, começou bem na fita e tem chances de ser escolhido por fazer uso de um tema super atual e ter tido a sensibilidade necessária para tocar o público e a crítica. 


A trama conta sobre um adolescente cego e homossexual, que busca a independência e precisa lidar com uma mãe superprotetora. A história ganha outros contornos quando ele conhece o jovem Gabriel e novas descobertas surgem desse encontro.


O último filme brasileiro na corrida pelo Oscar foi Central do Brasil (1999), precedido por O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1994) e O que é isso companheiro? (1998). O Oscar 2015 acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2015. Mas antes disso, já saberemos se estamos dentro ou fora da festa. Cruze os dedos, faça sua mandinga e entre na torcida pelo cinema nacional.