almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Festival CineMúsica 2014 chega em Conservatória


E o forró será o tema do evento, que vai rolar entre 4 e 7 de setembro, misturando cinema, gastronomia, shows e muito mais. Confira!

02/09/2014


por Roberto Cunha

Conhecida como a Cidade da Seresta, Conservatória vai virar Cidade do Cinema neste fim de semana, com a chegada da 8ª edição do CineMúsica, festival cinematográfico dedicado ao universo do som e o único no Brasil a ter este foco. Entre os títulos programados, Cine Holliúdy, recém premiado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Cauby - Começaria Tudo Outra Vez, de Nelson Hoineff, e O Último Concerto, um dos últimos filmes do falecido ator Philip Seymour Hoffman.

Se já bateu vontade de pintar por lá e encarar o clima agradável da região, se liga no detalhe de que o fim de semana, na verdade, começa na quinta-feira, 4, e segue até domingão, dia 7. Um ponto super legal, que merece ser lembrado, é que evento proporciona para o espectador a chance de "entrar" no cinema de rua Metro Tijuca, uma vez que o Cine Centímetro, onde rolam as sessões, é uma réplica da clássica sala do Rio de Janeiro, extinta nos anos 1970.

E enquanto o forró come solto, dando ritmo ao evento, as atrações que envolvem cinema, música e até gastronômica não param. Além dos já citados títulos, estão previstos também a exibição do documentário Dominguinhos, de Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro, o independente A Música Nunca Parou, de Jim Kohlberge, e ainda Satélites, de Léo Bittencourt, e A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa. Para quem se liga na restauração da história, um tema sempre em pauta por lá, será possível assistir uma versão restaurada de Misérias e Grandezas de São José do Vale do Rio Preto, produção realizada pela Petrópolis Film na década de 40 sobre o esgotamento das lavouras de café.

Outra coisa legal, visando a formação de jovens cinéfilos, é que serão exibidas várias produções voltadas para os públicos infantil, juvenil e deficientes visuais, com uma sessão de audiodescrissão. Deixando, da melhor forma possível os filmes de lado, quem aparecer por lá vai poder dançar e se divertir com muita música na Praça da Matriz, ao som da Orquestra Sanfônica de São Paulo, do Quinteto São do Mato e da Orquestra Jovem Paquetá, que já virou documentário na França. Além deles, tem também a banda de forró Xoxote, que apresentará um "Bailão Forrozeira na Praça", com dançarinos de salão interagindo com o público e, para fechar, vai acontecer também um show de Os Siderais.
.

De volta ao cinema, os profissionais de som, que buscam aprimoramento, vão poder participar de debates com bambas do segmento, como José Luis Díaz e Guido Berenblum, que vão conversar sobre o universo do som no cinema argentino. Díaz é parceiro nas produções do renomado cineasta Juan José Campanella (O Segredo dos Seus Olhos) e Berenblum já trabalhou com a cultuada diretora Lucrecia Martel (A Menina Santa).

Legal, né? Para maiores informações, clique e visite o site oficial Festival CineMúsica 2014.