almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Cine Ceará abre inscrições para a 24ª edição


E o cinema argentino tem destaque no Festival Ibero-americano de Cinema deste ano.


01/09/2014


por Roberto Cunha

Previsto para acontecer entre os dias 15 e 22 de novembro, vem aí mais uma edição do Cine Ceará, visando fomentar o intercâmbio entre realizadores do Brasil, e profissionais de países latino e ibero-americanos. E aos interessados em inscrever a sua obra ou para aqueles que conhecem um cineasta com um filme prontinho, eis a dica que faltava: as inscrições para longas (acima de 70 minutos) e curta-metragens (até 20 minutos) estão abertas até o dia 30 de setembro.


Com mostras competitivas, sessões especiais, além de oficinas, a 24ª edição do Cine Ceará vai homenagear o cineasta argentino Daniel Burman (foto), premiado no Festival de Berlim, de Havana, no Sundance e Tribecca, entre outros. Conhecido por títulos como O Abraço Partido (2004), Ninho Vazio (2008) e, mais recentemente, por A Sorte em Suas Mãos (2012), Burman atua não só como diretor, mas também como roteirista e produtor, caso de Diários de Motocicleta (2004), filme do brasileiro Walter Salles.


Estarão aptos para participar da competição de longas as produções de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. Além do Troféu Mucuripe em categorias como Melhor Filme, Direção, Roteiro, Direção de Arte, entre outras, estão programados também premiações em dinheiro: US$ 10 mil para o Melhor Longa Ibero-Americano e R$ 15 mil, oferecidos pelo Canal Brasil, para o Melhor Curta. Os prêmios da crítica serão concedidos pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Para mais informações e consultar o regulamento, clique e visite o site oficial do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema