almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Cassidy e Demian: 02


Por Jonathan Calazans

10/06/2014

Editora: Mythos

Preço: R$ 24,90

Páginas: 226

Autor: "Cassidy" Texto: Pasquale Ruju * Desenhos: Elisabetta Barletta - "Demian" Texto: Pasquale Ruju * Desenhos: Luigi Siniscalchi.

"Cassidy"

O desejo de vingança continua... Ainda procurando os traidores marcados em sua lista negra, Cassidy, percebe que apesar de seu talento nato na arte do assassinato, vai também precisar de muita grana, caso deseje concluir sua sangrenta retribuição. Para isso, o gangster terá de rever antigos "amigos de trabalho", arquitetando um ousado golpe de ótimo pagamento, o roubo de uma valiosíssima mascara asteca. Mas entre os inimigos no meio do caminho e a dor de cabeça para concluir um bom plano de invasão ao museu, eis que o protagonista também necessitará, ironicamente, da ajuda de uma agente da lei, sendo está, uma antiga paixão em sua conturbada historia.

Numa narrativa dinâmica e cheia de ação, ( não digo só ação de tiro e explosões, mas ação nas cenas bem construídas, que não caem nas teias do tédio), essa edição mostra as habilidades de Ruju em prender os leitores em tramas inteligentes e com alguns graus de profundidade. Percebemos logo de inicio a preocupação do gangster com sua filha e sua ex-esposa, onde como em um cartão de visitas, os traços de Luigi se destacam pelos detalhes e expressão dos personagens.

Novamente o misterioso senhor aparece, como um espectro retirado de um sonho, profetizando mais uma vez o destino de Cassidy, numa cena cheia de lirismo e musica, sendo está ultima, usada harmoniosamente durante toda a narrativa.  Um novo inimigo aparece, um ambicioso chefe do crime organizado chamado Sr Bolton, um perigoso antagonista para sua amiga advogada, onde percebe-se que Ruju utiliza-se dessa sub-trama, para abordar conceitos sociais, (como o capitalismo desenfreado, o povo pertencente das castas mais pobres, excluídos e explorados por um governo que sustenta seus próprios criminosos).

Por fim, essa segunda trama cumpre seu papel, bem estruturada, com boas viradas e diálogos bem construídos. Infelizmente, o enredo só peca no clímax, (não que seja ruim), mas foi abaixo do esperado para uma historia tão bacana.

"Demian"

Petite Claire, um misterioso navio transportando algo ainda mais misterioso, parte do porto de Marselha coberto pela neblina da noite. Maurice Poirier, um marinheiro a bordo do navio envia uma ultima mensagem para sua mulher, uma agonizante mensagem de adeus. Nervosa, sua esposa procura saber a localização do navio, mas "estranhamente", não existe sequer um dado o sobre Petite Claire nos computadores do serviço portuário. contudo, Sua procura acaba por atrair os olhos do chefão do crime da cidade, tendo Demian que proteger a frágil mulher, antes que ela seja brutalmente "silenciada".

Numa narrativa cheia de poesias que se mesclam as cenas, Demian terá não só que enfrentar traficantes de escravas e assassinos, como também localizar e entender o mistério acerca do desaparecimento do navio e a morte de toda a sua tripulação. Interessante é a evolução dos personagens com o avançar da historia, (alguns anos se passam desde a primeira edição), além de detalhes importantes que aos poucos são revelados, como a fraternitê e o crime organizado de Marselha.

Demian ganha ainda mais profundidade, onde traumas ligados ao seu antigo amor, parecem inibi-lo de se aventurar em novos relacionamentos. Ruju trata de incorporar todos os fascínios do justiceiro pelas artes, abordando durante toda a narrativa, elementos ligados a literatura, poesia e até opera-lírica.

Além do desejo de proteção, Demian, acompanhado por seu amigo Gaston, também irão compartilhar o mesmo desejo de vingança, após a morte de um querido amigo, que como ultimo presente, revela informações valiosas sobre o Claire, numa sequência de cenas cheias de ação, sangue e um grande climax, que gera uma perturbadora dúvida em sua conclusão: Qual era o misterioso carregamento responsável pela morte da tripulação do navio?

Recomendo sem sombra de dúvidas!