almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Entrevista com Selton Mello e elenco de Sessão de Terapia


Por Tony Tramell

07/10/2013

Sessão de terapia retorna hoje (7) com sua segunda temporada, de segunda a sexta, às 22h30, no canal pago GNT. Embora já esteja acertada uma terceira temporada com o canal GNT para o ano que vem, não existe informações sobre número de episódios ou personagens. A nova temporada traz psicólogo Theo Cecatto (Zecarlos Machado), atendendo um paciente por semana, como na temporada passada.

Desta vez, os pacientes são Carol (Bianca Comparato, de A Menina Sem Qualidades), uma universitária que sofre de câncer e não quer compartilhar sua condição com ninguém (sempre às segundas). Mantendo um relacionamento distante com a mãe e tendo um irmão maníaco depressivo, Carol decidiu não contar para a família que foi diagnosticada com a doença. O veterano Claudio Cavalcanti interpreta, toda terça, Otávio Carvalho, um empresário que sofre de ataques de ansiedade. Otávio é do tipo que aos 70 anos, nunca pensou em fazer terapia, e seus problemas envolvem sua relação com a filha Tati (Aline Leite), uma jovem que cresceu vivendo uma vida privilegiada e cercada de bens materiais, resolvendo agora ir atrás de uma vida espiritualizada e mais simples. As noites de quarta ficam com Adriana Lessa que interpreta Paula, uma advogada, que aos 40, deseja ser mãe antes que seja tarde demais. O estreante Derick Lecouflé é o paciente das quintas, ele é um adolescente obeso, que come compulsivamente em função da ansiedade desencadeada da separação dos pais,  Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi), pacientes de Theo na temporada anterior (que terão participações nessa). Sexta continua como antes, com o terapeuta fazendo sua terapia com a Dra. Dora (Selma Egrei).

Na semana passada, parte do elenco junto com o diretor Selton Mello e o produtor Roberto DAvila receberam a imprensa em São Paulo para falar sobre os novos episódios.

"No primeiro ano tínhamos o desejo de acertar. Aí, deu certo e foi um sucesso. Agora não dava para relaxar. Tive que ir além. Temos um material mais potente em mãos", conta Selton Mello sobre a nova temporada.

Os caminhos dos novos episódios vieram à tona. "A curva pessoal do Theo é o eixo do desenvolvimento da nova temporada", contou o produtor Roberto DAvila.  "Theo está mais equilibrado, mas vai precisar resolver esse buraco que tem em sua alma", acrescentou Zécarlos Machado, interprete do protagonista.

Uma das questões levantadas foi sobre os integrantes da série fazerem terapia e como os profissionais veem a série. "Eu faço terapia e tinha muita curiosidade em saber o que meu terapeuta pensava da série. Ele aprovou. Disse que triplicou o número de pacientes que o procuram influenciados pela série. E disse ainda que, agora, seus pacientes o olham de jeito diferente. Eles querem saber quem é a Dora dele", revelou o diretor. Zécarlos Machado não faz terapia, mas é casado com uma terapeuta. "Eu faço a minha própria terapia no teatro. Cada vez que pego um personagem e tento entender sua psique, aprendo com eles algo que às vezes sim, às vezes não, traz alguma reflexão à minha vida.", contou Selma Egrei. Bianca Comparato, que entra na série agora lembra da desmistificação da profissão. "Faço terapia há sete anos e é o tipo de coisa da qual não abro mão. Minha psicanalista disse ter pacientes novos que entenderam que terapia não é só para gente maluca ou depressiva". O Ator Zécarlos lembrou do que os terapeutas lhe dizem.  "Eles aprovaram o nosso trabalho e dizem que a repercussão da série está derrubando preconceitos".

O recém falecido ator Claudio Cavalcanti foi lembrado com um vídeo homenagem e o diretor Selton Mello ressaltou o carinho e a felicidade por ele ter tido um personagem grandioso em seu último trabalho, além de lembrar que ele tinha uma "fome" muito grande de atuar, como um iniciante. "E no fim, dentre as milhares de coisas que pensei sobre a morte do Claudio, pensei que é bonito que um ator possa ter deixado como último registro um trabalho tão bonito, tão profundo e que o ator é finito e a arte é infinita", ressaltou Selton.

Esta nova safra de episódios também conta com participações especiais de atores da temporada passada e outros que chegam agora. As novas tramas trazem Theo enfrentando um processo movido por Antônio (Norival Rizzo), que considera o terapeuta responsável pela morte do filho Breno (Sérgio Guizé), que recebe o apoio de Milena (Paula Possani), viúva de Breno. Malu (Mayara Constantino), filha do terapeuta, volta preocupada como pai lida com a separação. Visitando-o frequentemente, ela se torna uma substituta da mãe, que se separou do marido no final da primeira temporada. Nestor (Giulio Lopes) é o irmão de Theo, que tem um relacionamento distante com a família e retorna com o objetivo de dar mais atenção ao pai, o que o leva a ter problemas de relacionamento com o irmão.

Além da Dra. Dora Aquir, com quem Theo faz terapia todas as sextas, ele também conta com a presença de Lia (Luana Tanaka), sua nova vizinha, que se tornará uma pessoa que o ajudará a passar por momentos importantes de sua vida, apesar dos contatos esporádicos.

Em paralelo a estreia da série. A Som Livre lança o DVD da primeira temporada de Sessão de Terapia, que também terá uma novelização publicada pela Editora Arqueiro, com texto de Jaqueline Vargas, uma das roteiristas da série. O livro mostra um outro lado do terapeuta. Se aprofundando nos seus pensamentos, suas fobias e mostra o que acontece na sua vida antes e depois das sessões.

Sessão de Terapia. De segunda à sexta, 22h30, no GNT, a partir de 07 de outubro.





Foto Leonardo Franco/AgNews





Adriana Lessa - Foto Leonardo Franco/AgNews


Bianca Comparato e Selton Mello - Foto Leonardo Franco/AgNews