almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Na Fé


Por Tony Tramell

17/07/2013

A busca de uma compreensão pela fé alheia levou o jornalista Arthur Veríssimo a embarcar em uma busca espiritual pela América Latina, onde encontrou os mais curiosos e diversos cultos sagrados, assim como cerimônias religiosas. O resultado dessa jornada pode ser conferido em Na Fé, que estreia hoje no canal Discovery, às 22h30.

O primeiro episódio, com seu estilo que mistura documentário com reality show, traz o protagonista no melhor estilo jornalismo gonzo, ou seja, aquele em que o repórter participa da matéria (estilo criado e consagrado por Hunter S. Thompson), acompanhando o Festival de Iemanjá em Salvador.

Fé e religião mexem com a emoção e lidam com as crenças mais profundas de cada um, além de despertarem a curiosidade. Pensando nisso, que Arthur procura levar os telespectadores a vivenciarem essas experiências sem sair do sofá. "É uma profunda imersão nas mais diferentes culturas. Os telespectadores poderão ver com clareza as diferentes manifestações das quais participei ativamente", diz Arthur Veríssimo. O jornalista declara ainda que apesar de estudar há muitos anos sobre os cultos que participou, foi surpreendido várias vezes por acontecimentos inusitados. "Durante todo o período de gravações vivi uma avalanche de experiências que aceleraram minha busca espiritual iniciada há anos. Cresci muito como ser humano e passei a valorizar ainda mais as coisas mais simples do dia-a-dia". Veríssimo, que ficou conhecido por suas reportagens na revista Trip, vai de encontro a fé, participando profundamente e se envolvendo com personagens diversos em nove episódios, quatro deles gravados no Brasil e cinco em outros países da América Latina.

Veríssimo vai a lugares variados, como o Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que acontece em outubro na cidade de Belém e é a maior manifestação religiosa católica do Brasil e participa de rituais vudu no Haiti ou participa de manifestações violentas como na Bolívia, onde junto com milhares de indígenas bolivianos desce para a cidade montanhosa e isolada de Macha, na esperança de arrumar uma briga no festival pré-hispânico chamado El Tinku. Ele também vivencia experiências sobrenaturais durante a Festa de Santa Bárbara, em Codó, no Maranhão, um ritual às margens do rio Itapecurú realizado por um pai de santo e acompanha o festival da tribo indígena Yawanawá no Acre. Como se pode ver, é vasta a fé espalhada pelo planeta.

Na Fé. Toda quarta, 22h30, no Discovery Channel, a partir de 17 de julho.