almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Livro digital interativo Dragoberto traz criação artística conjunta


Por Tony Tramell

22/03/2013

A tecnologia cada vez mais faz parte do universo de crianças e jovens. A nova editora e-stilingue lança uma obra literária voltada para as crianças de hoje, que pode ser lida e manipulada no iPad - essa é a definição de Dragoberto, livro digital interativo com texto de Alfredo Stahl e ilustrações da artista Beatriz Bittencourt. O livro, que marca o lançamento da editora e-stilingue, traz narração, trilha sonora e várias possibilidades de interatividade, ampliando assim o alcance da leitura.

"Até hoje, os livros interativos desenvolvidos para o mercado brasileiro são adaptações de textos originais. A proposta da e-stilingue é oferecer uma criação artística conjunta, em que autor, ilustrador, animador, programador, sonorizador e narrador trabalham juntos em um projeto inédito", conta André Sala, um dos sócios da nova editora.

A proposta resultou no primeiro projeto, Dragoberto, que já se encontra na Apple Store. A história é sobre um dragão diferente, que prefere imaginar aventuras e comer melancia a comer churrasco e destruir aldeias. Frustrado com a proibição de comer melancias, Dragoberto usa sua imaginação para embarcar em uma aventura, à procura de uma melancia sem sementes.

 A arte de Dragoberto foi criada por Beatriz Bittencourt, que trabalha com colagens de cortes de fotografias, e animada por Rodrigo Aben-Athar. Segundo Beatriz, o resultado é como uma volta aos anos 90, quando os artistas começaram a usar a computação para criar animações, apresentando às crianças uma estética a que não estão acostumadas no mundo digital. As páginas são interativas e podem ser estimuladas pelo toque na tela. A programação digital foi feita pela produtora Bubbledot. 

Para dar mais vida às aventuras do dragão, o livro traz uma trilha sonora especialmente composta pelo Maestro Billy, e recheada de efeitos sonoros que simulam os ruídos dos personagens. Além disso, é possível acompanhar a história com ou sem narração, e com o texto em três línguas: português, inglês e espanhol.