Por Tony Tramell
16/10/2012
O Palhaço, de Selton Mello se tornou o maior vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Conhecido carinhosamente como o "Oscar Brasileiro", a Academia Brasileira realizou ontem (15), no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, o evento que anunciou os vencedores da sua premiação. E o Palhaço, que recebeu o maior número de indicações, 13 no total, levou para casa 12 prêmios, sagrando-se o filme com o maior número de prêmios da história do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Leia a crítica de O Palhaço aqui.
Abaixo a lista completa dos prêmios:
- Melhor Longa Ficção
- Melhor Direção (Selton Mello)
- Melhor Ator (Selton Mello)
- Melhor Ator Coadjuvante (Paulo José)
- Melhor Montagem Ficção (Marília Moraes e Selton Mello)
- Melhor Direção de Fotografia (Adrian Teijido)
- Melhor Trilha Sonora Original (Plínio Profeta)
- Melhor Figurino (Kika Lopes)
- Melhor Maquiagem (Marlene Moura e Rubens Libório)
- Melhor Direção de Arte (Cláudio Amaral Peixoto)
- Melhor Roteiro Original (Marcelo Vindicatto e Selton Mello)
- Melhor Longa de Ficção - Voto Popular
O Palhaço é o filme brasileiro que tentará uma vaga entre os cinco finalistas na categoria de Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em janeiro de 2013, produzido pela Bananeira Filmes, O Palhaço, foi lançado no final de 2011 nos cinemas e ultrapassou a marca de 1,4 milhões de espectadores.
O filme também ganhará uma edição especial em DVD, com 2 discos, que chegará especialmente para o consumidor, no próximo dia 23 de outubro em todas as lojas do país. Além de uma embalagem totalmente nova, uma série de conteúdo extra estará disponível, tais como: