almanaquistas contatos cadastro parceiros

AGENDA DE SHOWS

EM BREVE NOS CINEMAS

Turnê


Por Yves Moura
05/10/2010

A trama de Turnê (Tournée, 2010) acompanha Joachim Zand, ex-produtor de televisão francês, que volta depois de uma estadia na América, onde encontrou um grupo de show-girls com performances de estilo NeoBurlesco. Agora, ele leva seu show por cidades da costa da França. As moças fazem muito sucesso, esbanjando um mundo de fantasia repleto de hedonismo e ternura. No entanto, uma prometida noite de encerramento em Paris corre risco de ser cancelada quando Joachim perde o teatro que hospedaria o espetáculo.

Vencedor do prêmio de Melhor Direção no festival de Cannes de 2010, o longa marca a estréia do ator Mathieu Amalric na função de diretor em um longa. Amalric, o nome mais cobiçado do cinema francês atualmente e sem duvida um dos mais competente atores do mundo, mostra logo em seus primeiros planos o que vem absorvendo dos diretores que tem trabalhado, visto que esteve em produções dirigidas por nomes como Alain Resnais, Steven Spielberg, Nicolas Klotz e Julian Schnabel, chegou até mesmo a fazer o vilão de 007 Quantum of Solance ( Quantum of Solance, 2008).

O diretor, jamais deixa de lado os dramas que a profissão do artista pode trazer. Cada dançarina tem algum conflito, seja ele interno ou externo. O próprio Joachim é a representação do azar em pessoa, no comando do show que não é exatamente seu, as meninas nunca deixam de lembra-lo que o show são elas.

Amalric usa atores de teatro para ilustra fielmente esse universo dos palcos. A câmera atua sempre como um observador, uma espécie de voyeur que acompanha as atrizes em seus camarins e suas apresentações. E esse registro quase documental ajuda ao filme construir toda essa áurea de fantasia que existe no universo burlesco.

Turnê é um filme em que tudo esta perfeitamente comedido e em harmonia. Os movimentos de câmera na mão, o colorido do universo burlesco e os diálogos naturais, transformam-no num dos melhores filme do ano. Mais uma estrela para o currículo de Mathieu Amalric.

Perspectiva - Mostra de São Paulo 2010

Panorama do Cinema Mundial - Festival do Rio 2010

Turnê (Tournée)
França, 2010. 111min.
Direção: Mathieu Amalric
Com: Mathieu Amalric, Miranda Colclasure, Suzanne Ramsey, Ângela de Lorenzo